Influências positivas da mídia

Perfisno Instagram que vão inspirar você a assumir seus cachos
Quando se fala de influência da mídia nos padrões de beleza, a primeira coisa que vem a cabeça da maioria das pessoas são os casos negativos, como ainda iremos abordar no nosso blog. O poder que os veículos de comunicação têm é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal, iremos tratar agora, alguns pontos positivos.
Para começar, podemos usar como primeiro ponto a questão dos cabelos cacheados. Por muito tempo, cabelos crespos e cacheados de mulheres e de homens, eram ridicularizados. Era quase que regra as mulheres irem aos salões de beleza para se submeterem as técnicas de alisamento (Que na maioria das vazes danificava muito o cabelo), enquanto os homens buscavam cortar os cabelos na máquina zero.
Levante a mão o cacheado e a cacheada que já sofreu qualquer tipo preconceito por sustentar as madeixas como elas são! 
Neste caso, hoje podemos dizer que algo está mudando. É crescente o número de pessoas que decidiram adotar o cacho como ele é. E essas pessoas tem utilizado os meios de comunicação para ajudar outras a superarem seus medos, a desconstruir esse modelo de padrão perfeito e também a divulgar dicas de como lidar com as madeixas. Isso tem gerado inúmeros casos de pessoas que estão se sentindo bem consigo mesmo, que viram através dessas pessoas um meio de força e inspiração para assumirem os cabelos.

Acho importante destacar que os influenciadores costumam buscar mostrar para as pessoas que o que vale é que você se sinta bem com quem você é. Até porque não somos iguais. (E que bom!) Por que o cabelo tem de ser? Aceitar o seu cabelo vai além de se inspirar em outras pessoas, mas sim buscar forças para descobrir quem você é. Se você quiser alisar os cachos, vai lá, mas faça por você. Saiba todos os danos que esse processo pode causar no seu cabelo e busque um bom profissional antes de sentar na cadeira do cabeleireiro e seja feliz. Agora, se quiser mostrar ao mundo todo esse charme natural aí, vai em frente também. Isso vale para homens, mulheres, brancos, negros, ruivos, e todo e qualquer ser! Seja você e seja feliz!  Por que buscar ficar igual a moça da capa de vista, ao modelo da vez ou ao padrão que passaram a vida inteira lhe dizendo que era o “mais certo”, “o mais bonito” e “o mais adequado”?
A “ditadura da beleza” está concentrada mais para as mulheres, porém cada vez mais, homens tem se preocupado com o seu corpo, e tendo uma busca constante de uma satisfação de sua autoestima focando no corpo de outra pessoa. O uso de anabolizantes para definir os músculos, dietas rigorosas sem supervisão médicas, e o consumismo exagerado são exemplos do que homens e mulheres são capazes de se submeterem para se enquadrar no que a mídia impõe, e isso pode resultar até em doenças como anorexia e bulimia. 
Nesse caso, os meios de comunicação podem servir como meio para sua conscientização, através de propagandas e anúncios na televisão e em redes sociais, abordando os riscos a saúde de pessoas que se submetem ao uso de meios e substâncias para transformarem o corpo, e as educarem para retirar essa ideia de que pra serem felizes precisam seguir um padrão de beleza.
Esperamos por fim, que esse seja o objetivo do nosso blog: trazer a vocês uma palavra de foça para que vocês se aceitem como são. Seja forte, resista a essa ditadura da beleza, que te diz o que fazer e como fazer. Se tenha vontade, faça. Seja livre!
Todo ser humano tem sua beleza.
Precisamos encontrar a nossa beleza.
Encontre a sua!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindxs!

Prejuízos pela busca do padrão perfeito

Influências negativas da mídia